Marcadores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Literatura em Quadrinhos

Obra reúne clássicos literários adaptados em HQs e ilustrações

"Para quem desconfia das adaptações de clássicos para quadrinhos, talvez seja um choque. Para os demais, será uma oportunidade de ler --ou reler-- obras essenciais da literatura narradas fora da estrutura padrão de parágrafos.

É a premissa da série "The Graphic Canon", cujo terceiro e último volume deve ser lançado em abril nos EUA. No Brasil, ela permanece inédita.

A trilogia reúne, em quase 1.500 páginas, um apanhado de obras que começa na epopeia de Gilgamesh e se espraia através dos séculos, indo além do cânone ocidental.


"Jabberwocky", de Lewis Carroll, adaptado por Eran Cantrell
"Jabberwocky", de Lewis Carroll, adaptado por Eran Cantrell

O editor da antologia, Russ Kick, sabe da encrenca que pode significar verter livros clássicos para o formato de gibis --a transição costuma torcer o nariz de alguns puristas. Diplomático, diz que o intuito era "demonstrar que essas histórias ainda têm significado" ao apresentá-las de uma nova maneira.

Kick avalia que seu trabalho é encontrar "a mistura certa de material". Ele já organizou outras coletâneas.

"The Graphic Canon" é a sua primeira experiência com histórias em quadrinhos. "Eu quis incluir o maior número possível de tipos de ilustração", diz à Folha. "Não queria que os desenhos se misturassem e parecessem a mesma coisa", afirma.

Arte do poema ilustrado "Jerusalem", de William Blake
Arte do poema ilustrado "Jerusalem", de William Blake

Daí a variedade de traços, desde o sujo de Robert Crumb até o estudo de perspectiva de Will Eisner --passando pelas linhas de promessas como Molly Crabapple. São cerca de 120 autores."

Fonte: Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: