Marcadores

terça-feira, 10 de julho de 2012

Rambo: guerra mais fria do que nunca...

O filme Rambo (First Blood), de 1982, é um clássico do cinema, inspirado no livro "First Blood" (1972) de David Morell. 


Sinopse: O filme traz a história John Rambo, um ex-combatente americano na Guerra do Vietnã (1955 - 1975), tentando retomar sua vida após a guerra (considerada perdida pelos Estados Unidos), porém, Rambo encontra em seu país muitas dificuldades e resistência por parte da população, o que ocasiona sua revolta e o faz se utilizar de suas habilidades  e técnicas de guerrilha para sobreviver à perseguição da polícia.


O que pode passar despercebido é o forte apelo ideológico que o filme traz em si: a "absolvição" dos Estados Unidos pela guerra e o combate à União Soviética, assim como a exaltação do amor pela pátria, "obrigação" de todo cidadão. 


Como todo documento histórico, Rambo apresenta a ideologia e a intenção de seus criadores (representando parte da nação americana), em um discurso que engloba todas as dúvidas, incertezas e competições criadas no período da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética, mostrada no filme como a vilã (em Rambo II, a União Soviética financiava a guerrilha tailandesa que mantinha reféns americanos e em Rambo III, a URSS exercia um controle sobre o Afeganistão) e o mau a ser destruído. 


Ao mesmo tempo, o filme redime (ou tenta) os Estados Unidos pela Guerra do Vietnã (também travada contra a União Soviética, mesmo que indiretamente) e enaltece os valores patrióticos americanos (mesmo que imperialistas).


Detalhe:  No final de Rambo III, aparece a descrição: "dedicado ao bravo povo do Afeganistão". Em 2001, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão.


Para assistir à série Rambo, clique nos links abaixo:
Rambo (First Blood):
Rambo II (First Blood Part II):
Rambo III :
Rambo IV (John Rambo):

Um comentário:

Anônimo disse...

Rambo foi um herói "fabricado" pela indústria do cinema americano nos anos 80, representa o capitalismo de extrema direita da era Ronald Reagan.