Marcadores

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Primeira Guerra Mundial em Imagens...

Em 28 de julho de 1914, o Império Austro-Húngaro, apoiado pela Alemanha, declarou guerra à Sérvia, o que mobilizou o governo da Rússia a entrar no conflito, apoiada pela Inglaterra e França. Começava a Primeira Guerra Mundial...

A charge abaixo, de 1885, ilustra o período que ficou conhecido como "paz armada". Bismarck (à esquerda, representa a Alemanha), Tio Sam (à direita, símbolo dos Estados Unidos) e John Bull (no centro, personificação da Grã-Bretanha) trocam farpas entre si, vociferam uns contra os outros, mas não chegam a travar um verdadeiro combate. O título do diálogo é emblemático: "mais barulho que sangue".

Na capa do Le Petit Journal de fevereiro de 1914, lê-se abaixo da ilustração: "O supremo devaneio do grande patriota". A charge faz alusão ao o forte nacionalismo dos povos europeus, o que aumentava ainda mais a rivalidade entre as nações.


Um mês antes do início da guerra, um  estudante bósnio e simpatizante da Sérvia, assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro e sua esposa, que estavam em visita à cidade de Sarajevo, na Bósnia. Foi o início dos conflitos.


O mapa mostra o início dos conflitos, assim como a divisão dos países: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.


Nunca antes, a publicidade esteve tão presente em um conflito: aumentava vertiginosamente o número de cartazes patrióticos de todos os lados, pedindo o apoio da população:

"Rapazes e moças! Vocês podem ajudar o Tio Sam a vencer a guerra. Guardem seus quarters. (moedas de 25 centavos) Comprem selos de fundos para a guerra." (Cartaz de 1917)

Talvez a mais famosa publicidade de guerra de todos os tempos: "Nós queremos você!"

A Inglaterra copiou o modelo, acrescentando: "Bretões querem você".
Após 1915, os combates deixam de ser travados em campo aberto e passam a ser realizados em trincheiras, o que reduzia a rapidez do avanço.
                                 

A Primeira Guerra Mundial chegou ao fim depois de ter provocado a morte, segundo estimativas, de 8 milhões de pessoas e ter deixado 20 milhões de inválidos e milhões de órfãos, desempregados e desabrigados. Terminados os combates, tiveram início os acordos diplomáticos para definir o novo mapa europeu e os termos da paz mundial. O mais conhecido dentre esses acordos foi o Tratado de Versalhes, firmado em junho de 1919, impondo diversas restrições à Alemanha (o que futuramente iria ser uma das causas do surgimento do nazismo e da Segunda Guerra Mundial).


Nenhum comentário: