CIA tentou comprar influência, mas financiou guerrilheiros no Afeganistão
"Dezenas de milhões de dólares foram entregues em dinheiro vivo pela CIA em maletas, mochilas e sacos plásticos ao gabinete do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, por mais de uma década, disse o jornal The New York Times citando ex e atuais assessores do líder afegão.
O chamado "dinheiro fantasma" serviria para comprar influência para a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês), mas acabou alimentando a corrupção e fortalecendo líderes guerrilheiros, o que abalou a estratégia norte-americana para deixar o Afeganistão, segundo fontes oficiais dos EUA ouvidas pelo jornal.
"A maior fonte de corrupção no Afeganistão foram os Estados Unidos", disse um funcionário norte-americano.
A CIA não quis comentar a reportagem, e o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou de imediato. O The New York Times não publicou declarações de Karzai nem do seu gabinete."
Peraí! Os caras tem a CIA (Agência Central de Inteligência), com funcionários que estudaram em Harvard, Oxford e tudo mais, para alguma mente brilhante ter a excelente ideia: vamos dar dinheiro ao governo do Afeganistão e confiar neles para que usem toda essa verba para o bem. Achei uma ótima ideia, o fortalecimento da Al-Qaeda e de Osama Bin Laden foi mera coincidência. O sujeito que teve essa ideia deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz!
Só pra se ter uma noção de como os órgãos militares e investigativos americanos são preparados, dá só uma olhada na inteligência de um agente do FBI na hora de invadir a casa de um suspeito...
Tava aberto, imbecil !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário