Há exatos 54 anos nascia uma lenda do esporte e um exemplo de superação: Earvin Johnson Jr.
"Magic Johnson", como ficou conhecido, é considerado por muitos o maior jogador de basquete de todos os tempos (alguns o colocam atrás apenas de Michael Jordan). Certamente, foi o maior armador que já passou por uma quadra: sua inacreditável visão de jogo, bom porte físico e capacidade para dar assistências o levaram para o Hall da Fama da NBA, em 2002.
Apenas sua capacidade técnica já o credenciaria como um excelente atleta, porém, talvez sua maior vitória tenha sido fora das quadras: em 1991, Magic Johnson anunciou sua repentina aposentadoria do Los Angeles Lakers (único clube em que jogou) por ter contraído o vírus HIV (o que, na época, além de ser um escândalo, era considerado praticamente uma sentença de morte, devido ao pouco conhecimento médico da doença).
Mesmo sem jogar a temporada de 91/92, Johnson foi escolhido pelo público como titular para o All Star Game (o que gerou muita revolta de alguns jogadores, que tinham receio de contrair o vírus HIV). Ainda assim, Johnson entrou em quadra e anotou 25 pontos, fez 9 assistências e pegou 5 rebotes, o que lhe rendeu o prêmio de MVP (jogador mais valioso) do All Star Game de 92.
Ainda em 1992, Magic Johnson foi selecionado para defender a seleção dos EUA nas Olimpíadas, em Barcelona. Foi simplesmente a maior equipe de basquete de todos os tempos, conhecida como "Dream Team", que ganhou a medalha de ouro sem perder nenhum jogo.
Este homem, mais do que ensinar a jogar basquete, ensinou ao mundo que não há obstáculos que superem o esforço e a dedicação.
Atualmente, Magic Johnson é comentarista de basquete pela emissora ESPN americana.
Aqui temos alguns de seus lances geniais...
E aqui, as jogadas mais "clutch" (decisivas) de Johnson:
Só para finalizar, alguns números da brilhante carreira de Magic Johnson:
* 17.707 pontos (19,5 por jogo);
* 6.559 rebotes (7,2 por jogo);
* 10.141 assistências (11,2 por jogo);
* 5 vezes campeão da NBA;
* 3 vezes escolhido o MVP (melhor jogador) das finais da NBA;
* 3 vezes escolhido o MVP da temporada regular da NBA;
* 12 vezes presente no All Star Game;
* 2 vezes escolhido o MVP do All Star Game;
* o número 32 foi aposentado no uniforme do Los Angeles Lakers, em sua homenagem;