Marcadores

quarta-feira, 14 de maio de 2014

126 Anos da Abolição da Escravidão! Será???

Ontem, 13 de Abril de 2014, completaram 126 anos da Abolição da Escravidão no Brasil. Será?

O Brasil é um dos países que mais concentra mão-de-obra escrava, seja nas zonas rurais ou urbanas. Pessoas submetidas a regimes forçados de trabalho, com extensas jornadas, sem pausa e alimentação necessária ou qualquer outro  descumprimento da Legislação Trabalhista.

Isso pode parecer algo muito distante nós, habitantes de centros urbanos, mas não é. Pelo contrário. A escravidão atual não se limita a cor da pele e aos engenhos de cana-de-açúcar, como antigamente. Temos escravos aqui, ao nosso lado e nem percebemos.

A rede de lojas C&A está sendo processada por submeter seus funcionários a regimes de trabalho semelhantes à escravidão. (Leia a matéria aqui)

Uma outra marca famosa de roupas, a ZARA, também já respondeu na justiça por ter funcionários trabalhando em regime escravo. (Confira a matéria aqui e veja o vídeo abaixo)


 O tema da escravidão é algo que nossos políticos tem total consciência e falta de vontade para resolver; talvez o fato de que muitos deputados e senadores sejam grandes latifundiários (ligados a agricultura ou a pecuária) e a maioria dos casos de trabalho escravo no Brasil se concentre nas áreas rurais, o fato de aumentar a fiscalização no trabalho escravo poderia representar perigo a alguns destes homens de gravata.Em 2011, A Liga (programa da TV Bandeirantes) fez uma matéria cobrindo diversos casos de trabalho escravo no Brasil. Confira abaixo:




Atualmente o Brasil apresenta cerca de 200 mil casos de trabalho escravo (confira a matéria aqui), sendo que de 1995 para cá, tivemos apenas 46 mil trabalhadores libertados deste sistema de escravidão (confira aqui).

E mesmo após 126 anos de Abolição da Escravidão, o quadro social aos descendentes de escravos e ex-escravos, a população negra, é absolutamente desolador: no Brasil, pessoas negras chegam a ganhar um salário até 35% menor do que pessoas brancas para executar a mesma função. Enquanto a média salarial nacional para profissionais brancos é de R$ 2.461,00 a de profissionais negros fica em R$ 1.822,00(Confira a matéria aqui)


Aí eu tenho que acreditar que postando foto com uma banana no facebook, eu estou ajudando a combater o racismo? É para essa Nação que eu tenho que torcer na Copa? Não, obrigado! NÃO somos todos macacos...



Fontes: OGlobo, G1, Yahoo!, Exame e Yahoo!